quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Sociedade Pós-Moderna

Sociedades Pós-Modernas

Alguns sociólogos acreditam que estamos entrando vivendo em um tipo totalmente diferente e novo de sociedade. A mudança social quem vem acelerando há pelo menos 300 anos continua num ritmo que nenhuma teoria do que seria uma sociedade moderna poderia alcançar.

Uma das maiores características do Pós-Modernismo aparenta ser a perda da fé nas idéias centrais do Iluminismo. Os pós-modernistas discutem que as pessoas se desiludiram com a idéia de que é possível usar a Ciência e o Raciocínio Lógico para se criar um mundo melhor. As pessoas também se desiludiram com a noção de progresso. Hoje há um entendimento maior dos efeitos negativos deste tal progresso, tais como poluição, danos ao ambiente e ao homem.

Também estamos experimentando o desaparecimento de certezas antigas. Antigamente havia papéis definidos em termos de sexo, etnia, classe social e as pessoas se adequavam ao que era esperado delas. Hoje em dia as diferenças estão se mesclando e as pessoas estão escolhendo seus próprios papéis, quem querem ser e como querem se comportar.

Modernistas sempre celebraram coisas novas e consideraram idéias do passado como “antigas”. Os Pós-Modernistas emprestam noções do passado e as combinam com vários estilos. As diferenças entre culturas de classes sociais são amenizadas quando, por exemplo, usa-se uma ópera como tema de uma competição mundial de futebol. A globalização também significa a transposição das fronteiras culturais: hoje em dia vê-se a Coca-Cola nos lugares mais longínquos e improváveis do mundo

O Pós-Modernismo também denota que algumas das características das sociedades modernas estão desaparecendo:

* Grandes companhias que produzem um produto de massa em larga escala estão dando vez às pequenas companhias com produtos detalhistas e especializados.

* Novos movimentos sociais incluem desde as mais tradicionais classes atravessando fronteiras étnicas, como direitos dos homossexuais, ambientalismo, feminismo e novos movimentos religiosos.

* O sentido de Estados-Nação vem diminuindo. Atualmente várias companhias multi-nacionais movimentam mais dinheiro que pequenos países: o dinheiro tornou-se a fronteira. Cada vez menos é o Estado que provê, dando espaço para a iniciativa privada.

* Empregos estão cada vez mais curtos em termos de duração. Aumentam os empregos de meio-período e temporários.

Apesar de todas essas evidências, o conceito da sociedade pós-moderna é muito controverso. Vários sociólogos aceitam a mudança clara da sociedade porém hesitam em empregar o termo “pós-moderno”.

2 comentários:

Graci disse...

Excelente análise, trata os assuntos de forma direta, demonstrando as principais caracteristicas da nova sociedade, que coloca em dúvida as certezas. O Iluminismo veio para se opor à opressão da Igreja, mas também não foi a resposta, pois sem a espiritualidade não se pode alcançar o equilibrio. Analisando o texto, percebe-se que a relatividade permeia os conceitos atuais da sociedade, retomando valores antigos, mas com novas concepçoes e valores.

maria januário disse...

muito boa esta visão de revisão de valores, buscando fundamentos em exemplos antigos, para validá-los com novo olhar, adequendo ao momento, personalizando, questionado ou não, esta é a nova estampa da socidade, "pós-moderna" ou não, que vem depois deste modernismo atrofiador, com base nos ideais de Platão e Aristóteles, visando o equilíbrio e sabendo que nada é novidade, tudo já esistia, os valores, os parâmetros,principalmente na Bíblia.